Segunda, 02 Setembro 2019 15:18

Inauguração Sala Lilás

Foi inaugurada na ultima quinta-feira (29/08/2019), a Sala Lilás, na Delegacia de Policia Civil de Rio Negro!

A “Sala Lilás” tem como principal característica ser um espaço acolhedor e humanizado, exclusivo para crianças, meninas e mulheres vítimas de violência física e sexual, é um local onde podem aguardar atendimento correto, poupando-as da espera comum na recepção, com mais conforto e privacidade.

Todavia, todas as Delegacias estão aptas a realizar o atendimento das vitimas, mas essa parceria visa principalmente adequar o ambiente, tornando-os menos ásperos às denúncias. Visto que no momento em que a vitima toma coragem de denunciar ela necessita de um local apropriado e confortável naquele momento.

A data para a inauguração foi escolhida no mês de Agosto, pois esse é um mês emblemático, pois é o mês de conscientização dos 13 anos da Lei Maria da Penha.

No mês de agosto, os municípios de Amambaí, Ribas do Rio Pardo, Bonito e Rio Negro, inauguraram as “Salas Lilás”, nas Delegacias de Polícia Civil.

Essa inauguração tende a aprimorar o atendimento especializado e serviço de proteção oferecido às mulheres em situação de violência. Lembrando que dos 79 municípios do Mato Grosso do Sul, apenas 12 possuem Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), e a implantação das “Salas Lílas” visa reparar esse déficit instalando uma “célula” da DEAM em cada Delegacia do Estado.

Portanto esse projeto é resultado de uma união entre a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, Prefeitura Municipal de Rio Negro e Governador Reinaldo Azambuja, onde houve a possibilidade de uma reforma e ampliação significativa no prédio da unidade da Delegacia de Policia Civil do município.

E a Câmara Municipal de Rio Negro, em nome de todos os vereadores, parabeniza o Prefeito Municipal, o Governador e ao Delegado Dr. Gabriel Cardoso e demais servidores da Delegacia de Policia Civil, que vem aprimorando serviços, mostrando preocupação com a sociedade.